segunda-feira, junho 19, 2006

I love Portugal...

O Algarve é inglês, alemão, holandês... Não me parece que isto seja novidade para ninguém... Fazer disto um drama, não me parece o mais inteligente, pois numa sociedade em globalização esta é a consequência inevitável.

Mas...

Chegamos a Albufeira, sentamo-nos numa esplanada, olhamos para o menu e não vemos nada escrito em português! Pedimos o menu em português e... não há!

Chegamos à Praia da Falésia, sentamo-nos noutra esplanada e aparece-nos alguém para tomar nota do pedido e quando lhe dizemos que queremos café e águas com gás, a resposta passa por ter de ir ao balcão e fazer o pré-pagamento. Olhamos em redor e a esplanada está vazia... Será que a senhora não podia tirar o pedido?

Chegamos à Galé, sentamo-nos num alpendre coberto sobre a praia e aparece-nos uma senhora cuja língua mãe, a segunda, a terceira, a quarta e a quinta língua não são o português. Temos de explicar algumas vezes o que pretendemos até ela entender.

Decidimos, estupidamente, ir à famosa Rua da Oura. Para quem não conhece, é uma extensa rua cheia de neons, restaurantes, bares, lojas, discotecas... e um punhado de gente parva a tentar convencer por quem lá passa (desde que seja estrangeiro) a ir a este ou aquele restaurante... E os portugueses não são convidados porquê? Porque não dão gorjetas pelo péssimo antendimento?

Chego a uma conclusão muito simples... No Algarve somos tratados como se não fizéssemos parte de Portugal, como se não falássemos português, como se os nossos antepassados não tivessem lutado juntos contra quem nos queria invadir, como se não fôssemos nós que pagássemos com os impostos e segurança social, os salários destes pobres desgraçados! No nosso próprio país, ser estrangeiro é melhor que ser português!... E como não podes lutar contra eles, junta-te a eles... I love Portugal!

3 Comments:

Blogger hugo said...

Infelizmente é bem verdade, sobretudo em Albufeira. Será que assim só perdem. Enfim... é este o país em que vivemos...

12:19  
Anonymous Anónimo said...

Essas zonas são só para turista ver. Vão para outros sítios mais agradáveis, com melhor atendimento e com menos confusão. Se já sabem como é, porque vão para lá? Ainda acham que é de bem ou de fino?

16:22  
Anonymous Anónimo said...

Ainda sabemos que é nosso, bem ou fino pouco interessa, queremos é ser bem recebidos... Nunca desprezar... Sempre recuperar!

16:59  

Enviar um comentário

<< Home