quarta-feira, novembro 16, 2005

A Lua: o que é?

A Lua é, por exemplo, na religião celta um astro que exerce grande influência na Terra, sendo considerado o astro das sacerdotizas, ao contrário do Sol, que está directamente relacionado com os sacerdotes.
Mas cientificamente o que será a Lua? A pergunta é duvidosa, porque a resposta pode ser dúbia! Na escola ensinam-nos que a Lua é um satélite natural da Terra. Mas também na escola nos ensinam a consultar o dicionário quando temos dúvidas. No dicionário, (
http://www.priberam.pt) Lua é definida como s. f., planeta que gira em volta da Terra e que lhe serve de satélite. No Portal do Astronomo (http://www.portaldoastronomo.org) diz-se que a Lua é o único planeta que tem uma influência directa sobre a Terra, sensível à escala humana.
Mas afinal, em quem podemos acreditar? Será planeta ou satélite? No mesmo dicionário é definido satélite como s. m., planeta secundário que gira em volta de um planeta principal, acompanhando-o no seu movimento de translação em torno do Sol; e planeta como s. m., astro que gira em volta de uma estrela ou do Sol e que dele recebe luz. Como a Lua tem três movimentos principais: rotação em torno de seu próprio eixo, revolução em torno da Terra e translação em torno do Sol junto com a Terra, podemos concluir que a Lua é um planeta satélite... Será?

1 Comments:

Blogger susana said...

engraçadinho

09:19  

Enviar um comentário

<< Home